23/04/2015

Como surgiu os Super-Heróis?!


Marvel, Capitão américa
As incríveis aventuras das quais nos prendem a atenção por horas com HQs e até mesmo nos cinemas, não são novidades. Histórias em quadrinhos já existiam em tirinhas, nos jornais por volta de 1890. Porém a revolução cultural dos quadrinhos que ecoa até hoje surgiu por volta de 1938 quando dois jovens americanos Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o Superman.

A ideia de expandir esse mercado veio do major Wheeler-Nicholson chegou ao mercado, e já não tinha mais tirinhas publicadas para negociar. Então decidiu encomendar material inédito para lançar sua própria revista. Alguns de seus fornecedores foi a dupla Siegel e Shuster, que em 1938 entrega a National Allied Publications o primeiro gibi do Superman com a imagem icônica do gibi, com o preço de 10 centavos de dólar; um homem muito forte ergue um carro com as próprias mãos, vestido com uma roupa colante azul, um S no peito e uma capa vermelha.
DC, Superman
É o marco inicial da chamada "Era de Ouro dos Quadrinhos".
A principio os investidores acharam o personagem ridículo, porém a revista foi um estouro de vendas. Logo que chegaram os lucros das bancas, surgiu o plano de fazer uma revista mensal inteira só com o Superman.
A ameaça de guerra na Europa e a crise econômica nos Estados Unidos deixavam todo mundo à espera de um salvador. Em tempos como este o cultivo do patriotismo é fundamental. Os super-heróis, com sua infantil, visão do bem e do mal, serviram muito bem a esse propósito. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, após o bombardeio japonês a Pearl Harbor, no Havaí, 1941, A  bandeira americana fica mais presente nas aparições do Superman. 

Nasceu, naquele mesmo ano, o mais patriota de todos os heróis: o Capitão América. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, o personagem foi o grande hit da Timely Comics, de Martin Goodman, mais tarde foi rebatizada "Marvel". Pouco tempo depois Goodman rompe o contrato com a dupla e passa os direitos e responsabilidades do personagem para seu jovem funcionário de 19 anos que nem sequer lia quadrinhos. Seu nome era Stanley Lieber. Para os íntimos, Stan Lee.

Para dar nova vida aos heróis é necessário mais uma explosão criativa.
Do lado da DC Comics, no fim dos anos 1950, começa a reconstrução da mitologia de alguns de seus heróis, como Flash e Lanterna Verde, e a criação da Liga da Justiça.

Stan Lee começou com o Quarteto Fantástico, criado a pedido de Goodman em 1961 para competir com a Liga da Justiça, mas em rápida sucessão, até 1963, criou Hulk, Thor, Homem-Aranha, Homem-de-Ferro, os Vingadores e os X-Men. Pela primeira vez a Marvel em condições de competir com a DC.

Ficou Curioso/a? visite também:

Espero que tenham gostado :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário